Quando o assunto é marca, em geral as empresas imaginam que um registro de propriedade nos órgãos habilitados para este fim é suficiente para proteger esse importante patrimônio. Mas para conseguir a verdadeira proteção da marca há uma lista enorme de passos fundamentais, todos prioritários.
Para iniciar por um deles, deve-se assegurar antes de tudo a qualidade do produto ou serviço que materializa a marca, aferir a qualidade dos parceiros e fornecedores envolvidos na cadeia de valor e entender como é feito o atendimento pré e pós-venda.
Quando esses quesitos estiverem equacionados, convém lembrar os princípios do marketing holístico, cuja cadeia de valor acompanha o produto em todo o seu ciclo de vida. Então, vamos agregar à análise o planejamento prévio, a logística de recepção de matérias-primas e entrega do produto final, o cumprimento de prazos, a otimização dos recursos humanos e materiais, o respeito à diversidade e o compromisso com a ética. A amarração final fundamenta-se no tripé da sustentabilidade, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Para concluir, se o produto ou serviço gerou empregos devidamente remunerados, proporcionou uma relação harmônica entre todas as instâncias envolvidas, com elevado nível de satisfação em todas elas, qualidade compatível com o seu posicionamento e gerou lucro, podemos afirmar que o caminho da marca segura está sendo percorrido.
Joaquim Ferreira – Jornalista e sócio da Fazer Comunicação Integrada