Conhecer bem os clientes é fundamental para o bom andamento dos negócios de qualquer empresa ou pessoa. No mundo competitivo e dinâmico em que vivemos, isso é cada vez mais necessário.
A todo momento, somos bombardeados com novas alternativas de produtos e serviços. São oportunidades que se concretizam em mais economia, produtividade, rentabilidade, enfim melhores resultados.
E lá vêm as comparações que o nosso cliente faz entre o que oferecemos e o que as outras empresas da mesma atividade prometem oferecer a ele. Isso ocorre tanto no B2B como no B2C.
Num cenário como esse, como manter a satisfação dos nossos clientes e retê-los?
Primar pela qualidade de produtos e serviços já não basta. É preciso ir além. A partir da criação de um produto ou serviço, lançamento, prospecção e venda, é preciso comunicar de forma integrada.
Isso quer dizer que todos que atuam direta ou indiretamente num processo de criação, lançamento e manutenção da vida de um produto ou serviço precisam de informação para que saibam o que fazer, como e pra quem.
De outro lado, prospects e clientes necessitam de informação sobre o produto ou serviço a comprar e sobre quem produz e quem vende, quem o conhece bem e sabe colocar-se em seu lugar porque compreende suas necessidades.
São esses processos de comunicação interna e externa que, estimulando e cultivando relacionamentos por meio de informação, constroem a reputação de uma empresa, entidade ou de um profissional.
Comunicação bem planejada e bem aplicada visando gerar empatia facilita processos de criação, produção, venda de produtos e serviços e retenção de clientes. Assim, contribui para produtividade, rentabilidade e ganho de competitividade e faz sua empresa e você, profissional, se diferenciar.
Wanderley Oliveira – Jornalista e sócio da Fazer Comunicação Integrada